Bubble Beauty - Toyota pode lançar mini-Hilux para brigar com Toro e Maverick

0

Executivo da Toyota confirma interesse de lançar uma picape compacta. Mini-Hilux seria construída na plataforma do Corolla de olho no sucesso de Santa Cruz e Maverick

Toyota Hilux 1988: picape nasceu compacta e cresceu ao longo dos anos; mini-Hilux pode chegar em 2024
Toyota Hilux 1988: picape nasceu compacta e cresceu ao longo dos anos; mini-Hilux pode chegar em 2024

A Toyota pode lançar um novo produto para concorrer entre as picapes compactas derivadas dos SUVs, segmento no Brasil dominado pela Fiat Toro. A futura “Mini-Hilux” monobloco será construída na plataforma TNGA, que é utilizada no Toyota Corolla, e deve chegar nos Estados Unidos em 2024 ou 2025.

RecebanotíciasnoWhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

A informação é do vice-presidente de vendas da Toyota da América do Norte, Bob Carter. A empresa está de olho no sucesso de produtos como a Ford Maverick e a Hyundai Santa Cruz, que estão vendendo muito no país. Entrevista à revista MotorTrend, o executivo confirmou que a Toyota está fazendo análises para o projeto.

“Um dos espaços que estamos olhando – que não será de curto prazo – é para onde a picape compacta está indo. Você tem Santa Cruz e Maverick no mercado, e será interessante ver a Scout (picape compacta da Volkswagen). Hoje, temos o mercado muito bem coberto com a Tacoma , mas isso [uma picape compacta] pode ser uma possibilidade e algo que continuamos a analisar”, disse Carter. 

Leia também:
Toyota se manifesta sobre guerra da Rússia contra a Ucrânia
Confira a tabela de preços da Toyota após a redução do IPI
Toyota interrompe fabricação devido ataque cibernético

Picapes pequenas não são novidades para a Toyota. A Hilux original era compacta e fez sucesso pela simplicidade, agilidade e robustez. Mas aos longos dos anos foi crescendo em dimensões. Essa nova “mini-Hilux” pode trazer volta todos esses atributos, principalmente pela reputação da marca.

2022 Ford Maverick 2.0 Lariat 48
Ford Maverick tem bom número de vendas nos EUA

“Se houver um cliente que precise de um veículo de carroceria menor e robusto, podemos considerar isso, mas se for mais para uso urbano e menos off-road extremo, faria mais sentido usar a plataforma TNGA”, diz Bob Carter. O executivo confirmou conversas internas numa reunião neste mês; o novo produto deve chegar ao mercado entre 2024 ou 2025.

A flexibilidade da plataforma TNGA, também utilizada no RAV4 e Camry torna mais fácil a criação de uma picape monobloco. O produto, ainda sem nome confirmado, poderia oferecer a mesma gama de motores a gasolina, híbridos e híbridos plug-in, além de tração 4×4.

Da mesma forma que a Ford Maverick chegou ao Brasil, também a monobloco da Toyota poderia ser aplicada no mercado nacional. A Fiat Toro reina absoluta nesse segmento, que ainda conta com a Renault Oroch. No próximo ano será a vez da Chevrolet Montana medir forças. E caso essa mini-Hilux fosse fabricada por aqui, seria uma concorrente de peso!